Escoramento

É a primeira providência e uma das partes mais importantes para a execução de sua laje pré-moldada.
Deve ser feito antes da colocação das vigas, apoiado em bases firmes, de preferência no contra piso e sob escoras, nunca deixar vãos com mais de 1,30 m sem linha de escora, respeitando sempre no vão central a contra flecha no máximo 3 cm e no mínimo 2 cm.
Para vãos até 3,40 m utiliza-se sempre uma linha de escoras.
Para vãos superiores a 3,50 m até 5,0 m, duas escoras ou mais, se o vão ultrapassar a 5,0 m.
Nos dois casos, os pontaletes devem ser um pouquinho mais altos que as paredes. A laje deve ficar levemente curvada para cima, formando a contraflecha, recomendada pelos fabricantes.

Escoramento de laje
As escoras devem ser colocadas no sentido inverso ao de apoio das vigotas,antes da colocação dos blocos, nunca forçando as vigas para cima.
Devem estar apoiadas sobre base firme para evitar que elas afundem na hora da concretagem e fixadas com calços e cunhas.
As tábuas horizontais dos escoramentos devem ser niveladas pelo respaldo para vãos até 2,00m; acima desta medida podem haver indicações de contraflecha, dadas pelo fabricante, que deverão ser seguidas.O prazo mínimo para retirada dos escoramentos é de 18 dias após ter sido executada a laje, para lajes em balanço o prazo é de 28 dias.

Fonte: Associação Brasileira de Cimento Portland

Voltar a Home




Copyright © Prémoldados 3 irmãos - Todos os direitos reservados