A importância das Normas ABNT e a NBR 8890

Eficiência, Segurança, Qualidade, Garantia. Sempre quando um produto é adquirido estes substantivos são averiguados para que a certeza de uma compra seja garantida e o sucesso de um projeto consolidado.
Além destes objetivos, o desenvolvimento dos setores industriais e de prestação de serviços é atingido quando normas são estabelecidas e acompanhadas por setores interessados, garantindo estabilidade em procedimentos e padronização de produtos, gerando confiança nas relações comerciais e conexões entre fabricantes e consumidores, além de garantia no uso dos produtos.

A credibilidade dos processos de normalização é importante ao ponto de órgãos públicos, (principalmente prefeituras e companhias de saneamento), terem em seus editais como requisitos, a exigência de que as empresas estejam com seus produtos dentro das normas ABNT, isto porque, produtos normalizados possuem qualidade capaz de dirimir gastos onerosos e contribuir com a sustentabilidade da sua região e do país.
Sempre prezando pela qualidade e otimização dos seus processos, a Premoldados  3 Irmãos possui seus produtos de acordo com as normas ABNT, com destaque para a Norma ABNT 8890, direcionada para Tubos de concreto de seção circular para águas pluviais e esgotos sanitários – Requisitos e métodos de ensaios, além de ser associado ABTC (Associação Brasileira de Fabricantes de Tubos de Concreto), cuja importância também é fundamental para a organização. (Veja artigo ABTC e sua importância)

Como funcionam os procedimentos e processos de estudos para conseguir um padrão de qualidade na fabricação dos produtos brasileiros?

O processo de normalização dos tubos de concreto no Brasil está a cargo da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que é o Foro Nacional de Normalização. As normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ANT/CB), dos organismos de Normalização Setorial (ABNT/NOS) e das Comissões de Estudo Especiais Temporárias (ABNT/CEET), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).

Esta norma fixa os requisitos exigíveis para a fabricação e aceitação de tubos de concreto e respectivos acessórios, segundo as suas classes e dimensões, destinado a condução de águas pluviais, esgoto sanitário e efluentes industriais. Também se estabelecem através desta, os métodos de ensaio para fabricação e aceitação de tubos de concreto simples, armado e reforçado com fibras de aço, de seção circular, destinados a condução de águas pluviais e esgotos sanitários, além de, características dos materiais, parâmetros de dosagem, características do acabamento, método de cura, dimensões e tolerâncias, tipos de junta, instruções para estocagem, identificação e manuseio do produto final, bem como critérios para inspeção, ensaios e parâmetros para aceitação de lotes de fornecimento de tubos.

A norma NBR 8890 não se aplica a tubos de concreto destinados á cravação (Jacking Pipe) e a tubos  com diâmetro nominal interno maior que 1000 mm, quando reforçados exclusivamente com fibras de aço.

Voltar a Home




Copyright © Prémoldados 3 irmãos - Todos os direitos reservados